Com cripto, podes ser o teu próprio banco.
Uma das principais vantagens de possuir cripto é que não há risco de contraparte, ao contrário do dinheiro tradicional, onde ficas à mercê de um banco. Tecnicamente, estás a emprestar o teu dinheiro a um banco. Um banco faz a promessa de que, quando precisares do dinheiro, poderás utilizá-lo.
Corres o risco de o banco falir ou de não conseguir cumprir com as suas obrigações. Isso acontece porque os bancos, na verdade, emprestam e investem o dinheiro dos clientes para obter lucro. Se algo correr mal com esses investimentos, o dinheiro dos clientes pode estar em risco. Além disso, o banco pode cometer fraudes em benefício próprio, existindo muitos exemplos disso.
Isto é diferente com cripto, onde tens a possibilidade de armazenar a tua cripto de forma segura numa carteira própria, permitindo-te ter controle total sobre o teu dinheiro e não ter risco de contraparte.
Claro que ainda é possível armazenar a tua cripto em terceiro, como a Knaken, mas a grande diferença é que tens a opção de manter grandes quantias de dinheiro digital sob a tua própria gestão. Isto dá-te mais controle e não poderás perder o teu dinheiro devido à falência de uma terceira parte. Portanto, na prática, podes tornar-te o teu próprio banco.
Confiar vs. Verificar
A maioria dos bancos tem cerca de 10% de todos os saldos em depósitos diretamente disponíveis para levantamentos. Assim, um banco é construído com base na confiança. Com mais de 5% de levantamentos num único dia, um banco colapsa imediatamente.
Nos bancos tradicionais, todas as transações, empréstimos e investimentos são registados em bases de dados internas, que são acessíveis apenas ao banco. Isso significa que, como cliente, deves confiar que o banco mantém tudo de forma justa e que não são cometidos erros. Além disso, um banco pode usar o teu dinheiro como garantia e lucrar com isso, sem que tu, como cliente, tenhas conhecimento.
Com cripto, tens a possibilidade de verificar o que acontece com o teu dinheiro, pois todas as transações são públicas e podem ser seguidas na blockchain. Isso reduz o risco de erros e fraudes.
Com DeFi, tu próprio tens a possibilidade de emprestar, investir ou fazer staking da tua cripto e ganhar juros. A grande diferença é que agora não há uma terceira parte (em quem deves confiar) envolvida para fazer isso por ti. Tudo é completamente transparente e verificável.
Quão robustos são os bancos, na verdade?
Nos últimos anos, os Bancos Centrais (como o FED e o BCE) mantiveram as taxas de juro muito baixas, e às vezes até abaixo de 0%. Isso levou a uma alta inflação. Em resposta, os Bancos Centrais aumentaram rapidamente as taxas de juro. No entanto, isso causou problemas para bancos que compraram produtos de longo prazo, como obrigações, a taxas de juro baixas. Esses produtos rapidamente perderam valor devido à política dos Bancos Centrais.
Se as pessoas perderem a confiança no banco, pode ocorrer uma corrida aos bancos. Isso significa que as pessoas querem retirar massivamente o seu dinheiro do banco. Isso é fatal para um banco, pois apenas têm uma pequena porcentagem (10%) dos depósitos diretamente disponíveis para levantamentos. E foi exatamente isso que aconteceu recentemente com o Credit Suisse, o First Republic Bank e o Silicon Valley Bank.
Knaken Cryptohandel BV está registado no De Nederlandsche Bank NV (DNB) como fornecedor de serviços de encriptação. O DNB supervisiona o cumprimento da Knaken Cryptohandel B.V. com a Lei de Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo (Prevenção) e a Lei de Sanções de 1977. A Knaken Cryptohandel B.V. não está sujeita à supervisão prudencial do DNB ou à supervisão de conduta da AFM . Isto significa que não existe qualquer supervisão dos requisitos financeiros ou dos riscos empresariais e não existe uma protecção específica do consumidor financeiro.
Investir em produtos relacionados com criptografia envolve riscos significativos.