Os NFTs são uma forma de criptomoeda que frequentemente têm estado nas notícias. Na maioria dos casos, isso aconteceu porque uma nova obra de arte NFT foi vendida por centenas de milhares, se não milhões, de euros. Um NFT pode se tornar extremamente valioso, e isso tem várias razões. Explicamos abaixo o que é um NFT, como esses tokens não fungíveis funcionam e o que você pode fazer com eles.
O que são NFTs?
NFT significa token não fungível, e é um tipo específico de token que roda na blockchain. Uma característica importante dos NFTs é que eles são únicos e não intercambiáveis. Cada NFT possui uma característica única que o torna distinguível dos outros. Isso oferece muitas possibilidades. Por isso, os NFTs também são usados em situações onde moedas e tokens criptográficos normais não poderiam ser utilizados. As criptomoedas normais são, de fato, não únicas e intercambiáveis. Isso é o que chamamos de tokens fungíveis.
O que é fungível e não fungível?
Algo é fungível quando você pode trocá-lo por outro exemplar sem notar diferença. Por exemplo, o euro é fungível. Quando você paga 10 euros ao vendedor de uma loja, não importa se faz isso com duas notas de 5 euros ou 10 moedas de 1 euro. O Bitcoin também é fungível. Não importa qual Bitcoin você possui. Cada Bitcoin tem o mesmo valor.
No momento em que algo é dotado de uma propriedade única e, portanto, pode ser distinguido de itens semelhantes, é chamado de não fungível. Uma pintura é um exemplo perfeito de um objeto que é não fungível. Mesmo que haja milhões de pinturas, você pode distinguir cada pintura das outras, porque elas contêm características únicas suficientes.
Como funcionam os tokens não fungíveis?
Um NFT pode rodar em uma blockchain que oferece suporte especial para NFTs. A blockchain do Ethereum é a blockchain mais utilizada para NFTs. Aqui, um NFT usa um protocolo de token especial: ERC721 e ERC1155. Esse protocolo descreve a maneira como os tokens devem ser programados para serem vistos como esse tipo de token.
Além do Ethereum, existem várias outras blockchains onde os NFTs podem rodar. A Binance Smart Chain (BSC) também é uma blockchain popular, e cada vez mais vemos NFTs rodando em Solana e Cardano. A vantagem dessas blockchains é que elas podem processar transações mais rapidamente e a um custo menor do que o Ethereum. Portanto, os usuários pagam menos taxas elevadas ao comprar um NFT em Cardano ou Solana. As altas taxas de transação no Ethereum também têm uma vantagem. Como os usuários precisam pagar taxas para comprar um NFT, o NFT em si se torna bastante valioso.
Tokenizar
É possível armazenar objetos físicos como tokens na blockchain. Isso é chamado de tokenização. Isso significa que a propriedade de um objeto é armazenada na blockchain. Um NFT é, portanto, também um certificado de propriedade. Assim que um NFT é colocado na blockchain, ele está sempre vinculado a um único proprietário. Não é possível que um NFT tenha múltiplos proprietários. Isso torna o NFT uma ferramenta perfeita para armazenar a propriedade.
Por exemplo, é possível colocar uma casa como NFT na blockchain. O contrato de propriedade é então armazenado no NFT, juntamente com todas as características necessárias para identificar a casa. O proprietário do NFT também é o proprietário da casa. No entanto, é importante que a legislação local esteja ajustada para considerar os NFTs como prova real de propriedade. Cada vez mais países estão analisando as possibilidades disso.
Inimitável
Quando você guarda um NFT na sua carteira, você é o único proprietário legítimo do NFT. No entanto, qualquer pessoa pode, por exemplo, salvar uma obra de arte NFT como uma imagem em seu computador. Isso é verdade, mas nesse caso alguém não copiou o NFT em sua totalidade. Um NFT consiste, na verdade, em sua maior parte, em um código. Esse código foi feito para a blockchain e, por isso, não pode simplesmente ser executado em um computador normal.
Não é possível copiar e colar um NFT na mesma blockchain. As blockchains irão perceber que o código é idêntico a outro NFT, e então o NFT não será aceito. Portanto, na blockchain, só há uma pessoa que pode ser o proprietário do NFT. Uma duplicação completa não é possível.
Muitas funções úteis para NFTs
Os NFTs podem ser usados para uma infinidade de propósitos. As propriedades de um NFT (único, certificado de propriedade e não intercambiável) são extremamente úteis em vários setores e indústrias.
Arte
Muitos artistas criam o que se chama de NFT-art. Esta é a arte na forma de um arquivo JPG, PNG, JPEG, MP4 ou MP3, que está armazenada como NFT na blockchain. Em seguida, os artistas vendem seu trabalho em mercados especiais de NFTs, onde a arte às vezes é vendida por milhões de euros (embora isso seja, claro, bastante raro).
Na verdade, você pode armazenar tudo como NFT. Por exemplo, o primeiro Tweet do fundador do Twitter, Jack Dorsey, foi vendido como NFT. O código desse tweet foi armazenado como NFT na blockchain e depois leiloado. Portanto, há muitas possibilidades com a arte NFT.
Jogos
Desenvolvedores podem criar um jogo que roda na blockchain. Nesses jogos, os jogadores podem coletar objetos dentro do jogo que são armazenados como NFTs. A vantagem é que esses objetos dentro do jogo realmente pertencem ao jogador, e ele pode revendê-los a outros jogadores. Assim, é possível ganhar dinheiro jogando um jogo. Esta indústria é chamada de GameFi (Game Finance), e esse tipo de jogos é conhecido como Play-to-Earn (P2E).
Objetos de coleção
Qualquer coisa pode ser armazenada como NFT na blockchain, pensando em objetos de coleção. Em 2022, as notas que Paul McCartney (dos Beatles) escreveu para “Hey Jude” foram vendidas como NFT por Julian Lennon, filho de John Lennon. Este NFT arrecadou mais de 65.000 euros (o valor arrecadado foi doado a uma boa causa).
Onde você pode comprar e vender NFTs?
Você compra e vende NFTs em mercados especiais de NFTs. Estes são sites onde criadores e proprietários de NFTs podem listar seus tokens. Eles podem vender seus NFTs de várias maneiras. Eles têm a opção de pedir um preço fixo, mas também podem iniciar um leilão. Os compradores podem então fazer uma oferta pelo NFT, e ele será vendido ao maior licitante assim que o tempo tiver terminado.
Dependendo da blockchain, você tem à sua disposição diferentes tipos de mercados de NFTs. O OpenSea é o mercado mais conhecido na blockchain do Ethereum. Se você deseja comprar um NFT em Solana, pode usar o Solsea. A Binance tem uma página própria para NFTs em sua exchange que operam na Binance Smart Chain.
Para comprar um NFT, você deve conectar uma carteira externa ao mercado. A carteira que você conecta deve oferecer suporte à blockchain em que os NFTs e o mercado rodam. Se você comprou um NFT no OpenSea? Então você precisará, por exemplo, de uma carteira Metamask. Nesta carteira, você também precisará de criptomoedas para pagar pelo NFT. Após a compra, o NFT é transferido para a sua carteira. Um NFT é um token, e você o guarda em uma carteira cripto.
Conclusão
NFT significa token não fungível e é exatamente o que o nome sugere: um token não intercambiável. As pessoas podem literalmente armazenar qualquer coisa como NFT na blockchain. O NFT serve como certificado de propriedade e o detentor do NFT é o único e legítimo proprietário do certificado. Como cada NFT é dotado de uma característica única, todos os NFTs podem ser distinguidos uns dos outros.
As propriedades de um NFT são extremamente úteis para uma ampla variedade de propósitos. Assim, os NFTs são frequentemente usados para NFT-art. Esta é uma forma de arte onde obras de arte são armazenadas como NFT na blockchain. Também há muitos jogos onde usuários podem coletar e revender itens NFT no jogo. Isso pode tornar o ato de jogar jogos P2E uma atividade lucrativa.
Quando você deseja comprar ou vender um NFT, deve ir a um mercado especial de NFTs. Esta é uma plataforma onde compradores e vendedores de NFTs se encontram. O mercado de NFTs mais conhecido é o OpenSea, que opera na blockchain do Ethereum. Cada blockchain possui seu próprio(s) mercado(s) de NFTs. Apesar de frequentemente ouvir que NFTs são vendidos por muito dinheiro nas notícias, você também pode perder muito dinheiro com a negociação de NFTs. Portanto, sempre faça uma boa pesquisa sobre NFTs e não invista dinheiro que você realmente não pode perder.
Knaken Cryptohandel BV está registado no De Nederlandsche Bank NV (DNB) como fornecedor de serviços de encriptação. O DNB supervisiona o cumprimento da Knaken Cryptohandel B.V. com a Lei de Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo (Prevenção) e a Lei de Sanções de 1977. A Knaken Cryptohandel B.V. não está sujeita à supervisão prudencial do DNB ou à supervisão de conduta da AFM . Isto significa que não existe qualquer supervisão dos requisitos financeiros ou dos riscos empresariais e não existe uma protecção específica do consumidor financeiro.
Investir em produtos relacionados com criptografia envolve riscos significativos.