O metaverso tornou-se extremamente popular quando Mark Zuckerberg anunciou a mudança do nome da sua empresa, que anteriormente se chamava Facebook, para a abrangente Meta. A empresa queria concentrar-se completamente no desenvolvimento do seu próprio metaverso. No entanto, o conceito de metaverso já havia sido criado muito antes, nos anos 90.
Nos últimos anos, várias pessoas e empresas têm estado envolvidas no desenvolvimento do metaverso na blockchain. Abaixo, explicamos o que é o metaverso e qual a relação da criptomoeda com o metaverso. Depois de ler este artigo, você também saberá como comprar moedas de criptomoeda relacionadas ao metaverso, caso queira investir nesse espaço.
O que é o metaverso?
O metaverso é um mundo online ao qual todos podem aceder. Pode-se compará-lo a um “servidor”, como é usado em termos de jogos. Aqui, várias pessoas podem jogar um jogo ao mesmo tempo. No entanto, alguns metaversos vão ainda mais longe. Para aceder ao metaverso, é necessário usar óculos VR e AR.
VR (Realidade Virtual) e AR (Realidade Aumentada) são técnicas que são utilizadas para exibir uma visualização criada por computador na realidade. Ao colocar esses óculos especiais, parece que você está em um mundo diferente. Este é um mundo online que, naturalmente, não existe de verdade. Os óculos e as consolas permitem que você se mova por esse mundo.
No metaverso, várias pessoas podem estar presentes simultaneamente. Você vê os movimentos em tempo real que outros fazem e pode conversar com eles. Os óculos VR e AR têm um altifalante e um microfone embutidos.
Cada utilizador tem uma chamada “skin”. Este é o corpo de alguém que está presente no metaverso. Às vezes, os visuais são tão bons que o mundo online é difícil de distinguir do mundo real.
O metaverso é da Facebook ou da Apple, ou como funciona?
O metaverso é um conceito que foi criado nos anos 90. Há anos que as empresas de tecnologia estão trabalhando em seu desenvolvimento. Em 2021, o termo “metaverso” ganhou muita notoriedade quando se descobriu que o Facebook e a Apple estavam envolvidos no desenvolvimento do seu próprio metaverso. O Facebook até mudou o nome da empresa-mãe para “Meta”, pois quer concentrar-se totalmente neste mercado.
No entanto, o metaverso não pertence ao Facebook, Apple ou qualquer outra empresa. O metaverso é a designação do conceito, e qualquer um pode desenvolver seu próprio metaverso. A Meta desenvolveu um metaverso próprio, chamado Horizen Worlds. Há rumores de que a Apple está desenvolvendo um metaverso, mas nada foi oficialmente confirmado ainda.
Para que pode ser utilizado o metaverso?
O metaverso pode ser utilizado para várias aplicações. É possível jogar jogos com outros utilizadores, fazer reuniões ou trabalhar, realizar festas ou assistir a concertos. As possibilidades são quase infinitas.
Qual é a relação entre o metaverso e a criptomoeda?
Qualquer um pode desenvolver seu próprio metaverso. Isso também se aplica aos desenvolvedores de blockchain. Nos últimos anos, vários projetos de metaverso foram desenvolvidos na blockchain. Uma blockchain deve oferecer suporte a contratos inteligentes, para que os desenvolvedores tenham a possibilidade de criar e executar uma aplicação descentralizada (dApp) na blockchain. A Ethereum é uma blockchain popular para dApps, mas enfrenta muitos problemas de escalabilidade. Isso leva os usuários a pagarem altos custos e a esperarem por muito tempo pelo processamento de transações.
Dentro de um metaverso que funciona na blockchain, os utilizadores podem também aproveitar outras possibilidades da blockchain. Pense em criptomoedas, o que permite que moedas e tokens sejam utilizados no metaverso. Em jogos normais, você pode frequentemente acumular dinheiro, vidas e alimentos, mas não os possui realmente. No metaverso, essas coisas podem ser armazenadas como tokens, permitindo que você guarde efetivamente dinheiro, vidas ou comida na sua carteira. Isso é muito popular em jogos de GameFi e Play-to-Earn (P2E) no metaverso.
As NFTs também desempenham um grande papel no metaverso. Essas são tokens não fungíveis, onde cada token é único. Uma característica exclusiva é adicionada a cada token, permitindo que os tokens sejam diferenciados uns dos outros. Em uma NFT, diferentes dados podem ser armazenados. Pense em imagens, vídeos e textos. Mas também o código para aplicações pode ser associado a uma NFT.
Qual é a vantagem do metaverso na blockchain?
Não é à toa que os metaversos na blockchain são extremamente populares. Isso se deve ao fato de que o metaverso, assim como a blockchain, funciona de forma totalmente descentralizada. Os usuários têm mais controle sobre seus próprios dados e não precisam temer que suas informações sejam vendidas.
Além disso, os utilizadores do metaverso determinam como será o futuro desenvolvimento. Um metaverso que opera na blockchain utiliza quase sempre uma DAO. Isso significa uma Organização Autônoma Descentralizada. Isso implica que não há uma administração central. Todas as decisões são tomadas em conjunto com a comunidade. Portanto, qualquer um pode fazer propostas e votar quando decisões precisam ser tomadas.
Isso é mais fácil de entender quando observamos o funcionamento do metaverso.
Os dados dos usuários não são armazenados em um servidor central. Isso acontece em um metaverso que é desenvolvido, por exemplo, pela Meta. Uma empresa assim possui um poder imenso, pois poderia revender os dados dos usuários. Além disso, os utilizadores devem confiar na segurança dessas empresas para que seus dados não sejam vazados.
Você só pode utilizar um metaverso na blockchain assim que vincular uma carteira à aplicação. Nesta carteira, suas chaves privada e pública são armazenadas, às quais suas posses de criptomoeda estão também vinculadas. Todos os dados que você produz no metaverso são armazenados na blockchain. Para isso, eles devem primeiro ser assinados com suas chaves pública e privada, também conhecidas como sua assinatura digital.
Ninguém além de você pode acessar seus dados, a menos que alguém tenha acesso às suas chaves privada e pública. Você é, naturalmente, responsável pela segurança da sua carteira, para que as chaves privada e pública não caiam em mãos alheias.
Como entrar no metaverso?
Em alguns metaversos, você precisa de óculos AR e VR para acessar o ambiente online, enquanto em outros, você pode simplesmente fazer login através do seu navegador. Isso conecta você a um metaverso que opera na blockchain, e depois você vincula sua carteira à aplicação do metaverso. Em seguida, você terá acesso ao metaverso. Cada metaverso funciona de maneira diferente, por isso é recomendável ler o guia passo a passo no site do respectivo metaverso para maior segurança.
Projetos de criptomoedas do metaverso
É impossível listar todos os projetos de criptomoedas do metaverso. Todos os dias surgem novas criptomoedas e projetos. Parte deles foca no desenvolvimento de um novo metaverso. Outros em adições a metaversos existentes. Portanto, abaixo discutiremos os dois metaversos mais importantes e conhecidos.
Decentraland
O Decentraland permite que você se torne proprietário de um pedaço de terra. Você pode comprar terra no metaverso do Decentraland, que na verdade é uma NFT. É, portanto, possível revender um pedaço de terra (LAND) em um mercado de NFTs.
Neste terreno, você pode construir praticamente qualquer coisa. Também é possível, como utilizador, andar pelo mundo do Decentraland e interagir com outros usuários. Em termos de design, o Decentraland é muito semelhante ao popular jogo Minecraft.
The Sandbox
No The Sandbox também é possível comprar um pedaço de terra (NFT) no metaverso, onde você pode construir tudo o que desejar. As possibilidades são praticamente infinitas. Você também pode personalizar a aparência do seu personagem.
A Nike confirmou que está desenvolvendo sapatos NFT para o metaverso. Isso significa que os detentores da NFT poderão fazer com que seus personagens utilizem esses sapatos. Desta forma, as NFTs estão sendo aplicadas dentro do metaverso.
Onde comprar moedas do metaverso?
Você pode comprar moedas de criptomoedas do metaverso na plataforma Knaken. Aqui oferecemos uma grande variedade de criptomoedas, incluindo tokens e moedas do metaverso. Claro que não sabemos qual será a expectativa dos projetos de criptomoeda do metaverso, mas sempre há uma chance de que o uso desse tipo de projeto aumente no futuro. Se você deseja investir no metaverso, pode comprar um dos seguintes projetos de criptomoeda do metaverso na Knaken:
Decentraland (MANA)
The Sandbox (SAND)
Enjin Coin (ENJ)
ApeCoin (APE)
Axie Infinity (AXS)
PlayDapp (PLA)
Yield Guild Games (YGG)
Conclusão
O metaverso é um mundo online que você pode acessar através de óculos VR e AR. Você também aprendeu como o metaverso funciona. Este pode operar em um servidor central, mas também é muito popular na blockchain. Os utilizadores têm mais controle sobre seus próprios dados, podem participar nas decisões sobre o desenvolvimento do metaverso e podem utilizar criptomoedas, como moedas e NFTs.
Muitas vezes, o metaverso é visto como um jogo, enquanto há muitas outras possibilidades. Por exemplo, você pode realizar reuniões, concertos ou festas no metaverso. É possível ver e interagir com outros utilizadores.
Uma moeda do metaverso é a criptomoeda desenvolvida por um projeto de metaverso. Assim, MANA é a moeda criptográfica do metaverso Decentraland, enquanto SAND é a moeda do The Sandbox. Ninguém sabe como será o futuro do metaverso. Portanto, você pode considerar investir no metaverso adquirindo uma criptomoeda do metaverso. Isso pode ser feito na plataforma Knaken.
Knaken Cryptohandel BV está registado no De Nederlandsche Bank NV (DNB) como fornecedor de serviços de encriptação. O DNB supervisiona o cumprimento da Knaken Cryptohandel B.V. com a Lei de Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo (Prevenção) e a Lei de Sanções de 1977. A Knaken Cryptohandel B.V. não está sujeita à supervisão prudencial do DNB ou à supervisão de conduta da AFM . Isto significa que não existe qualquer supervisão dos requisitos financeiros ou dos riscos empresariais e não existe uma protecção específica do consumidor financeiro.
Investir em produtos relacionados com criptografia envolve riscos significativos.