pagar com criptografia
comprar bitcoin

O que é criptomoeda?

Cada vez mais ouvimos pessoas e empresas falarem sobre criptomoedas. A popularidade em torno das criptomoedas tem vindo a aumentar há anos, e cada vez mais pessoas decidem avançar com a compra de moedas digitais. Antes de decidir comprar criptomoedas, pode ser prudente aprender mais sobre o que realmente está a comprar.

O que são criptomoedas e para que podem ser usadas?
A criptomoeda é uma moeda digital que pode ser utilizada para realizar pagamentos e como investimento. Esta moeda utiliza a tecnologia blockchain, o que torna as criptomoedas descentralizadas. Assim, não existe uma organização central autoritária que controla e gere as criptomoedas.

Existem imensos tipos diferentes de criptomoedas, das quais Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) são as mais conhecidas e utilizadas. Cada criptomoeda funciona de forma diferente, pois cada uma utiliza uma técnica distinta. Esta técnica também pode ser usada para outros fins, o que pode tornar uma criptomoeda mais valiosa.

Como funcionam as criptomoedas?
Uma criptomoeda funciona através da blockchain. É importante entender como a blockchain funciona, para assim conseguir uma melhor compreensão do funcionamento das criptomoedas.

As blockchains consistem em uma rede de computadores, chamados nós (nodes). O número de nós presentes em uma rede pode variar de blockchain para blockchain. Em uma blockchain pública, qualquer um pode adicionar um computador à rede e tornar-se um nó. Todos esses nós têm software instalado que permite o funcionamento da blockchain.

No momento em que alguém realiza uma transação, esta é enviada para toda a rede blockchain. Após isso, os nós na rede processam todas as transações. Transações que não são válidas, porque o remetente, por exemplo, não tem criptomoedas suficientes, são eliminadas. Todas as transações aprovadas são agrupadas com outras transações, e este grupo é então convertido em um hash. O que sobra chamamos de “bloco”. Cada bloco contém o hash do bloco anterior, criando assim uma cadeia de blocos. É daí que vem a denominação “blockchain”.

Criptografia
A criptografia é uma parte importante das criptomoedas. Cada utilizador possui uma chave pública e uma chave privada. Estas chaves consistem em caracteres e são armazenadas na carteira de criptomoedas. Este é o local onde as criptomoedas são guardadas, comparable a uma conta bancária.

A chave pública é conhecida publicamente e pode ser partilhada com outros. A chave privada, por outro lado, é conhecida apenas pelo proprietário legítimo e não pode ser compartilhada.

Quando faz uma transação (enviando criptomoedas), especifica qual criptomoeda, quantas moedas deseja enviar e quem é o destinatário, fornecendo a chave pública do destinatário. Em seguida, assina a sua própria transação com a chave privada e a chave pública. Estas chaves juntas geram um resultado criptográfico único, chamado de assinatura digital.

Isso garante que ninguém além de você possa enviar suas próprias criptomoedas. Desde que ninguém mais tenha sua chave privada, ninguém pode acessar suas criptomoedas.

O destinatário só pode aceitar a transação se possuir a chave privada correta, que está ligada à chave pública encontrada na transação. Assim, apenas o destinatário legítimo pode aceitar as criptomoedas.

Descentralização
Uma característica importante das criptomoedas é a descentralização. Normalmente, os Bancos Centrais gerem a moeda. Eles decidem se novas notas devem ser impressas, controlam todos os fluxos de dinheiro e gerem a política monetária. Nas criptomoedas, são os nós que controlam a gestão da moeda.

Os utilizadores não dependem mais de decisões tomadas por partes autoritárias. Em vez disso, muitas vezes podem até participar na governança de uma criptomoeda. Muitas criptomoedas são DAOs, que significa Organização Autônoma Descentralizada. Uma DAO não é nada menos que uma forma de organização onde a governança está nas mãos de todos os utilizadores. Todos têm um peso igual nas decisões a serem tomadas, tornando as criptomoedas criadas por e para os utilizadores.

Quais criptomoedas existem?
O número de criptomoedas cresce quase diariamente. Está cada vez mais fácil criar uma criptomoeda. Nem todas as criptomoedas são igualmente conhecidas ou utilizadas tanto quanto outras. As seguintes criptomoedas são as mais conhecidas e podem também ser compradas na Knaken:

– Bitcoin (BTC);
– Dogecoin (DOGE);
– Ethereum (ETH);
– Ripple (XRP);
– Cardano (ADA);
– Solana (SOL);
– Litecoin (LTC);
– Tether (USDT).

Como é que o valor da criptomoeda é determinado?
De modo geral, é conhecido que as criptomoedas podem ser altamente voláteis. Isso significa que o valor das criptomoedas pode cair drasticamente, mas também pode subir acentuadamente. Por exemplo, não é incomum que o valor de uma criptomoeda aumente ou diminua em 30% num só dia.

Essa mudança de preço, por outro lado, raramente ocorre com moedas fiat ou ações. Uma das razões para essa alta volatilidade é que, atualmente, existe pouca ou nenhuma regulamentação para as criptomoedas. Além disso, o mercado ainda é jovem, tornando o valor muito mais vulnerável.

O valor de uma criptomoeda é determinado pela oferta e procura. Quando a procura aumenta em relação à oferta, o preço da criptomoeda também aumentará. Por outro lado, ocorre o oposto: ao aumentar a oferta em comparação com a procura, o preço diminuirá.

Fornecimento máximo de Bitcoin
O Bitcoin tem um fornecimento máximo de 21 milhões de moedas. A cada dia, novos bitcoins são gerados, mas quando o limite de 21 milhões for alcançado, nunca mais novos bitcoins estarão em circulação. Por isso, o Bitcoin é frequentemente comparado ao ouro, que também tem um teto máximo de disponibilidade. A escassez que envolve o Bitcoin pode levar a um aumento de preço a longo prazo. A oferta, em algum momento, irá estabilizar-se, enquanto o Bitcoin será aceito em mais locais, aumentando assim a procura.

A segurança das criptomoedas
Como as criptomoedas utilizam a tecnologia blockchain, esta forma de dinheiro é incrivelmente segura. No entanto, ocasionalmente ocorrem hacks, resultando na perda de uma grande quantidade de criptomoedas. A tecnologia é segura, mas ainda está em desenvolvimento. Quando desenvolvedores cometem um erro durante a programação, podem surgir problemas.

Você tem uma grande parte da segurança sob seu controle. Ao utilizar senhas fortes, autenticação de dois fatores (2FA) e hardware wallets, pode reduzir o risco de perda de criptomoedas.

Ainda que as criptomoedas sejam frequentemente usadas para fins criminosos, isso também é o caso das moedas fiat, como o euro. O uso de criptomoedas por criminosos é, relativamente, muito inferior ao das moedas fiat. Com regulamentação e supervisão, o uso por criminosos está a diminuir ainda mais.

Como e onde pode comprar criptomoeda?
As criptomoedas compram-se numa plataforma de câmbio de criptomoedas (crypto exchange). Estas são plataformas onde as moedas digitais são oferecidas para venda. Também é possível vender criptomoedas numa exchange por uma taxa no momento da transação.

Ao procurar uma exchange, rapidamente perceberá que há muitas opções disponíveis. No entanto, é aconselhável fazer suas próprias pesquisas sobre a exchange antes de decidir usá-la para realizar uma transação. Às vezes há grandes diferenças entre as exchanges, o que pode tornar algumas delas mais vantajosas que outras.

Por exemplo, há diferenças no número de criptomoedas que você pode comprar ou vender, assim como nas taxas transacionais de cada exchange. A plataforma de uma exchange pode em alguns casos ser mais fácil de utilizar do que a de outra. Isso se deve ao fato de que algumas exchanges se concentram em traders de criptomoedas experientes e, portanto, oferecem uma gama mais ampla de funcionalidades.

Na exchange da Knaken, você pode comprar criptomoedas de forma segura e rápida. Você pode fazer isso através da aplicação web ou móvel e pagar diretamente com iDEAL, transferência bancária ou cartão de crédito. Assim que você concluir o pagamento, as criptomoedas aparecerão imediatamente na sua carteira.

Conclusão
A criptomoeda é uma moeda digital que utiliza a tecnologia blockchain. Esta tecnologia consiste em uma vasta rede de computadores que validam as transações dos utilizadores. Após a validação, as transações são agrupadas em blocos. Esses blocos são interconectados, formando uma cadeia de blocos, o que explica a denominação ‘blockchain’.

Todos podem utilizar criptomoedas. Para isso, é apenas necessário ter uma carteira de criptomoedas, onde as moedas digitais são armazenadas. Graças à criptografia, apenas você pode acessar suas criptomoedas, o que torna a criptomoeda um meio de pagamento muito seguro. A compra e venda de moedas digitais é feita numa crypto exchange, mas também é possível enviar criptomoedas diretamente de uma carteira para outra.

Novas criptomoedas são criadas diariamente, e atualmente já existem dezenas de milhares de criptomoedas. Algumas dessas criptomoedas são as mais utilizadas, como Bitcoin, Ethereum, Cardano, Litecoin e Ripple.

Verifique também estes blogs

Pronto para

descobrir Knaken

comprar bitcoin
SEDE
Nassaukade 5
3071 JL Rotterdam
Holanda

KNAKEN CRYPTOHANDEL B.V. © 2024

Knaken Cryptohandel BV está registado no De Nederlandsche Bank NV (DNB) como fornecedor de serviços de encriptação. O DNB supervisiona o cumprimento da Knaken Cryptohandel B.V. com a Lei de Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo (Prevenção) e a Lei de Sanções de 1977. A Knaken Cryptohandel B.V. não está sujeita à supervisão prudencial do DNB ou à supervisão de conduta da AFM . Isto significa que não existe qualquer supervisão dos requisitos financeiros ou dos riscos empresariais e não existe uma protecção específica do consumidor financeiro.

Investir em produtos relacionados com criptografia envolve riscos significativos.

liquidação instantâneacomprar bitcoincomprar bitcoincomprar bitcoin idealgaste a sua criptografiagaste a sua criptografialiquidação instantâneagaste a sua criptografiacomprar bitcoinliquidação instantâneacomprar bitcoin idealgaste a sua criptografiapagar com criptografiagaste a sua criptografiacomprar bitcoinliquidação instantânea