Eventos importantes da última semana
Ocorreu uma corrida bancária nos três principais bancos do setor (fin)tecnológico americano: Silvergate Bank (SI), Silicon Valley Bank (SVB) e Signature Bank (SBNY).
Para evitar uma situação pior (efeito dominó), o banco americano intervém e garante que se responsabilizará por todos os depósitos nas bancos. Os acionistas, no entanto, perdem seu investimento.
Como resultado da confusão e incerteza, várias criptomoedas stablecoins foram desanexadas (temporariamente) e os preços de outros bancos caíram consideravelmente.
O Bitcoin, por sua vez, subiu mais de 20%.
Reação de Biden aos acontecimentos
Bancos vs. Bitcoin
Bancos📉
Sem Bancos📈 pic.twitter.com/apCm1niax8
— Bankless (@BanklessHQ) 13 de março de 2023
Por que a subida de 20%?
Analisar precisamente uma subida ou descida no preço continua a ser difícil. Talvez o ponto mais importante seja que a falência dos bancos lembra a crise bancária de 2008. Satoshi Nakamoto criou o Bitcoin, entre outras coisas, como uma resposta a isso. O Bitcoin é escasso, descentralizado e não é necessário correr risco de terceira parte ao usar um banco.
Além disso, a rápida desvalorização do USDC causou muita confusão e a forma mais fácil e lógica de rapidamente trocá-lo por (o seguro) Bitcoin.
Não precisamos de bancos
Não precisamos de acessos/saídas
Apenas comece a pedir #bitcoin pelos seus produtos e serviços
Apenas comece a usar produtos que podem ser comprados com BTC
Apenas pare de usar bancos e fiat (USD, EUR, etc) pic.twitter.com/Za5ubaQrBf
— PlanB (@100trillionUSD) 13 de março de 2023
O que podemos esperar nos próximos tempos
O Banco Central Americano (FED) está agora numa posição muito difícil. Recentemente, aumentaram a taxa de juro de forma sem precedentes, de -0,5% para, no momento da redação, 4,75%. Fizeram isso para combater a elevada inflação que surgiu.
Como a inflação ainda se encontra à volta dos 6%, o plano do FED é continuar a aumentar a taxa de juro.
No entanto, o risco de mais bancos falirem e uma crise maior parece ser tão grande no momento que aumentar a taxa de juro em mais 0,5 pontos básicos traz consigo muito risco (sistémico). Por outro lado, a inflação elevada mantém-se à espreita. Portanto, um dilema complicado!
O #Fed está numa posição ‘desconfortável’ com o colapso dos #bancos por um lado e uma inflação ainda muito alta por outro. Boa sorte!
No @deaandeelhouder https://t.co/UINGuVeLqD
— jeroen blokland (@jsblokland) 14 de março de 2023
Knaken Cryptohandel BV está registado no De Nederlandsche Bank NV (DNB) como fornecedor de serviços de encriptação. O DNB supervisiona o cumprimento da Knaken Cryptohandel B.V. com a Lei de Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo (Prevenção) e a Lei de Sanções de 1977. A Knaken Cryptohandel B.V. não está sujeita à supervisão prudencial do DNB ou à supervisão de conduta da AFM . Isto significa que não existe qualquer supervisão dos requisitos financeiros ou dos riscos empresariais e não existe uma protecção específica do consumidor financeiro.
Investir em produtos relacionados com criptografia envolve riscos significativos.