O fato de que as criptomoedas já não podem ser ignoradas é evidenciado pela enorme popularidade crescente entre as pessoas. O número de indivíduos que possui criptomoedas aumentou drasticamente nos últimos anos. Apesar de existirem muitas novas leis e regulamentos em torno desta forma de dinheiro que ainda é um tanto controversa, vemos que não podemos mais ignorá-la. Na verdade, podemos até pagar em cada vez mais lugares. Sabíamos que era possível comprar um Tesla com Bitcoin, mas você sabia que também pode pagar de forma tradicional no supermercado, padaria e talho com o seu cartão de pagamento em criptomoedas? A probabilidade de o padeiro ou talhante não ter a menor ideia de como isso funciona é bastante grande, mas eles não percebem nada disso. Como podemos imaginar que uma série de perguntas surge na sua cabeça, explicamos neste artigo como funciona exatamente.
O que é um cartão de pagamento em criptomoedas?
Um cartão de pagamento em criptomoedas, na sua essência, não é muito mais do que um cartão de pagamento/cartão de débito de uma determinada plataforma de criptomoedas. Estas plataformas estão, por sua vez, ligadas aos grandes sistemas de pagamento, o que torna possível realizar pagamentos. Estes cartões são, como um cartão de débito, equipados com uma etiqueta NFC, permitindo que o cartão se comunique com outros sistemas. A tecnologia já é utilizada há anos, como também acontece com o nosso cartão de débito, mas também em etiquetas de roupas, por exemplo. Ao adicionar adesivos com etiquetas NFC, o alarme dispara quando alguém sai da loja sem pagar. Enquanto, há alguns anos, era bastante difícil pagar com criptomoedas, hoje em dia tornou-se muito mais fácil. O comerciante recebe, na verdade, o seu dinheiro, da mesma forma que acontece quando você paga com o cartão de débito do seu banco.
Existem custos associados?
As vantagens de um cartão de pagamento em criptomoedas são, naturalmente, enormes. No entanto, ainda existem alguns pontos importantes que gostaríamos de discutir com você. O que observamos é que há uma quantidade enorme de fornecedores desse tipo de cartões de pagamento. Naturalmente, é extremamente conveniente escolher a opção que seja mais vantajosa, mas isso tem como desvantagem que você não terá onde se apoiar caso, por exemplo, o emissor declare falência. Ao contrário do que acontece com um banco, o seu capital não está assegurado. Outro ponto a considerar é que muitas criptomoedas precisam ser mantidas por um período mais longo. Isso significa que, em caso de grande valorização, você não terá a possibilidade de vendê-las. Se observarmos os custos por transação, estes também costumam ser bastante significativos. Além dos custos por pagamento que você realiza, muitas vezes são cobradas taxas anuais pelo uso do cartão.
Qualquer um pode fazer um cartão destes?
Com as tecnologias atuais, você também pode fazer um cartão que permita que os seus clientes paguem. Porém, é verdade que existem várias leis e regulamentos associados a isso, mas é possível na forma de um cartão de crédito ou de cliente, caso você tenha uma loja. Por exemplo, você pode fazer cartões plásticos na DCP, que estão equipados com esta tecnologia NFC e podem até ajudá-lo na implementação de um sistema de fidelidade para os clientes. Assim, na teoria, você também pode criar um cartão pelo qual os clientes possam pagar, mas para garantir que tudo está de acordo com a legislação e que você está ligado a um sistema de pagamento como o Visa, não só é extremamente caro, como também consome muito tempo.
Knaken Cryptohandel BV está registado no De Nederlandsche Bank NV (DNB) como fornecedor de serviços de encriptação. O DNB supervisiona o cumprimento da Knaken Cryptohandel B.V. com a Lei de Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo (Prevenção) e a Lei de Sanções de 1977. A Knaken Cryptohandel B.V. não está sujeita à supervisão prudencial do DNB ou à supervisão de conduta da AFM . Isto significa que não existe qualquer supervisão dos requisitos financeiros ou dos riscos empresariais e não existe uma protecção específica do consumidor financeiro.
Investir em produtos relacionados com criptografia envolve riscos significativos.