Hoje, a Ledger apareceu nas notícias com o anúncio de uma nova atualização de firmware do software. A atualização tornará possível subscrever um serviço de recuperação com a Ledger. Ao assinar este serviço, paga-se uma quantia mensal, e será possível, através de documentos de identidade, restaurar a sua carteira após a perda da chave.
Atualização emocionante, a Ledger tem um novo produto, Ledger Recover, que será lançado em breve: https://t.co/nT1VHnnSYz
🧵 Aqui está o que é o Ledger Recover e o que não é, explicado por @P3b7_ & na thread abaixo. pic.twitter.com/RW1w07H6pK
— Ledger (@Ledger) 16 de maio de 2023
Reações negativas da comunidade
Na comunidade “não são suas chaves, não são suas moedas”, a atualização do firmware foi mal recebida. A empresa havia prometido nunca ter acesso às chaves das carteiras emitidas, e que isso não seria possível mesmo com as atualizações de firmware. Será que você realmente tem controle sobre suas criptomoedas agora que a Ledger aparentemente possui uma maneira de acessar a carteira? E se a Ledger for obrigada a cumprir sanções (injustas?) e a congelar os ativos dos clientes? Parece que agora, de fato, deve-se confiar numa terceira parte, o que vai contra a filosofia do Bitcoin para muitas pessoas.
Aqui está uma explicação do que todos nós entendíamos (até recentemente) ser o modelo de segurança e a proposta de valor da Ledger. https://t.co/zxNAU0caJA
— David “JoelKatz” Schwartz (@JoelKatz) 17 de maio de 2023
Confira meu novo tutorial sobre o #ledger Nano X! pic.twitter.com/bxSN4tqtXP
— OKLAHODL (@oklahodl1) 16 de maio de 2023
A concorrente Trezor também respondeu indiretamente ao anúncio da Ledger com alguns tweets, afirmando que é totalmente open source.
Not👏Your👏Keys👏Not👏Your👏Coins
— Trezor (@Trezor) 16 de maio de 2023
Knaken Cryptohandel BV está registado no De Nederlandsche Bank NV (DNB) como fornecedor de serviços de encriptação. O DNB supervisiona o cumprimento da Knaken Cryptohandel B.V. com a Lei de Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo (Prevenção) e a Lei de Sanções de 1977. A Knaken Cryptohandel B.V. não está sujeita à supervisão prudencial do DNB ou à supervisão de conduta da AFM . Isto significa que não existe qualquer supervisão dos requisitos financeiros ou dos riscos empresariais e não existe uma protecção específica do consumidor financeiro.
Investir em produtos relacionados com criptografia envolve riscos significativos.