A fraude de boiler room está a tornar-se cada vez mais comum e é uma forma de burla onde criminosos geralmente contactam investidores através de vendas telefónicas ou e-mails para os persuadir a investir em ações, obrigações, commodities ou criptomoedas. A expressão ‘boiler room’ refere-se a pequenos espaços lotados onde os golpistas frequentemente trabalham para contactar e pressionar as vítimas a investir nas suas ofertas fraudulentas.
Exemplo de fraudulenta de boiler room
Os golpistas frequentemente oferecem ações ou outros instrumentos financeiros que na realidade não existem. Utilizam técnicas de vendas manipulativas para convencer os investidores/vítimas a agir rapidamente e a transferir somas de dinheiro cada vez maiores. Após a transação, você vê o montante na conta criada. Com o tempo, verá também o valor disso a aumentar consideravelmente. Contudo, as quantias apresentadas são fictícias e não baseadas em cotações reais.
Na realidade, o montante já foi desviado há muito tempo e você não recebe o dinheiro de volta na sua conta.
Exemplo em grande escala e aviso adicional
Outro exemplo de tal golpe é a app D.AI.SY da obscura Endotech, que já conseguiu enganar muitas pessoas em todo o mundo. Usando muitos jargões como trading de forex, IA e blockchain em combinação com altos retornos, tentam atrair investidores. Também utilizam uma estratégia de recompensa (MLM) que incentiva vítimas incautas a recrutar novas pessoas. Muitas vítimas não sabem que, ao fazer isso, se tornaram parte de um esquema piramidal. Geralmente, as pessoas só percebem que se trata de uma grande fraude quando tentam sair completamente. Isso então revela-se impossível e o dinheiro que colocaram está perdido.
Para piorar a situação, há uma nova bateria de golpistas prontos para agir assim que você perceber que se trata de uma fraude. Eles prometem recuperar os montantes a que você tem direito. Contudo, com o tempo, terá que fazer adiantamentos pelos serviços prestados e verá que está a ser enganado novamente. Uma vez que você esteja no radar (email e número de telefone) dos golpistas, é muito provável que continue a ser contatado. Fique, portanto, extra atento se já teve contacto com tal fraude ou burla.
Caso suspeite de fraude, entre em contacto imediatamente com a linha de ajuda contra fraudes.
Como se pode proteger contra a fraude de boiler room?
Fique atento: esteja alerta para telefonemas, e-mails ou cartas não solicitados que o convidam a investir em ações ou outros instrumentos financeiros. Tenha especial cuidado se lhe pedirem para agir rapidamente ou para partilhar informações confidenciais.
Faça a sua própria investigação: antes de decidir investir, investigue o histórico da empresa e os investimentos oferecidos. Verifique se a empresa está registada na Autoridade de Supervisão Financeira (AFM) e se possui licença para negociar os instrumentos financeiros oferecidos.
Desconfie de ofertas que parecem boas demais para serem verdade: se uma oferta parece demasiado boa para ser verdade, provavelmente é. Não acredite em histórias de enriquecimento rápido ou retornos irrealisticamente altos. Investimentos legítimos raramente estão livres de risco e os retornos não podem ser garantidos.
Nunca partilhe os seus dados pessoais ou informações financeiras: nunca forneça os seus dados bancários ou de cartão de crédito a alguém que não conhece e em quem não confia. Não partilhe também dados de identificação pessoal, como o seu número de identificação fiscal (NIF), com mais ninguém.
Contacte a AFM: se tem dúvidas sobre uma oferta de investimento específica ou pensa que se tornou vítima de fraude de boiler room, entre em contacto com a AFM. Eles podem ajudá-lo a identificar ofertas fraudulentas e aconselhá-lo sobre o que fazer a seguir.
A fraude de boiler room é uma forma séria de burla que pode causar perdas financeiras e stress emocional. Esteja atento e tome as precauções necessárias para se proteger.
Entre em contacto com a linha de ajuda contra fraudes se for vítima ou quiser denunciar (uma suspeita de) fraude.
https://www.fraudehelpdesk.nl/contact/
Knaken Cryptohandel BV está registado no De Nederlandsche Bank NV (DNB) como fornecedor de serviços de encriptação. O DNB supervisiona o cumprimento da Knaken Cryptohandel B.V. com a Lei de Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo (Prevenção) e a Lei de Sanções de 1977. A Knaken Cryptohandel B.V. não está sujeita à supervisão prudencial do DNB ou à supervisão de conduta da AFM . Isto significa que não existe qualquer supervisão dos requisitos financeiros ou dos riscos empresariais e não existe uma protecção específica do consumidor financeiro.
Investir em produtos relacionados com criptografia envolve riscos significativos.